quinta-feira, 9 de setembro de 2010
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O Ministério da educação está promovendo o mais completo programa de inclusão digital no ensino público do país. Além de fornecer infraestrutura para as escolas, o Proinfo Integrado oferece curso de capacitação para os professores e conteúdos digitais para incrementar as aulas. Afinal, para conectar o Brasil com o futuro, não pode haver distância entre os alunos e a informação.
"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."
"Se não acredita em cooperação, veja o que acontece com um vagão que perde uma roda."
autor desconhecido
Sou Feliz.....
Sou Professora!!!!!
O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia.
Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração.
Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer.
Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser.
Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza…
Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão.
Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido.
Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente.
Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro.
Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o.
Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta.
A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:
Por que estás a me vigiar, Andala?
Quero ser uma águia como tu, Yan.
Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.
E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?
Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho… – O pardal suspirou olhando para o chão… E disse:
Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar.
És tão única, tão bela.
Passo o dia a observar-te. E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.
Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas… Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente…
Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia.
Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos.
Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu.
Acredita! – E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:
Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias.
O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos.
Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho.
Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido.
É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu
coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre!
Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade.
Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles.
Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!
Autor desconhecido
Há cerca de duas décadas, aproximadamente, o computador vem se infiltrando em nossas salas de aula, colaborando para a modificação do cenário que compôs o universo escolar. A escola precisa ensinar informática para os alunos, pois tudo hoje em dia está informatizado. Deve haver professores capacitados para ministrar essas aulas, fazendo inclusive que a disciplina informática faça parte do currículo. Na escola que eu ensino há um laboratório de informática, mas no momento não está sendo usados pelos alunos porque está em reforma. Desde quando foi instalado o laboratório, a escola inseriu na grade curricular a disciplina de informática.
No momento que o aluno se depara com o computador ele já apresenta um comportamento diferente uma ansiedade para manusear imediatamente essa maquina. Na nossa escola não foi diferente, muitos deles já sabiam dominar essa ferramenta, pois já freqüentavam Lan Houses. No dia em que tem aula de computação eles ficam mais comportados do que os dias anteriores, houve uma mudança de postura e comportamento depois da informatização na escola.
O uso do TIC na escola veio beneficiar, não somente o aluno, mas também os professores em geral, pois no caso dos professores não basta o domínio tecnológico. O professor deve entender que o seu trabalho de educador é mediar os alunos no processo de construção do conhecimento. Cabe a ele lançar os desafios, mostrar o aluno de que forma utilizar o computador... descobrir um aluno ativo, participativo, critico, criativo, cuidante e que tem muito a ensinar.
O uso desta ferramenta está promovendo uma aprendizagem significativa e critica, pois, no caso do aluno, há mudança de postura. Ele passa a ser visto como um ser ativo e participativo, valorizando ainda mais o seu potencial e tendo oportunidade de demonstrar. Passa entender a disciplina de forma mais prazerosa; se percebendo inserido no mundo globalizado e também na escola; encarando o professor como um profissional que está ali para ajudá-lo. O aluno é levado a um novo ambiente, uma nova sala de aula, muito mais estimulante e divertida
Os professores devem ser transformados e capacitados para um melhor desenvolvimento de seus projetos em sala de aula, utilizando o computador de forma interativa e diversificada.
Por José Carlos Ribeiro dos Santos
A interação dos povos com as tecnologias disponíveis no mercado constitui-se, hoje, uma necessidade básica, haja vista a exigência de conhecimentos que possibilitem aos homens e mulheres as condições necessárias para o desempenho de suas habilidades profissionais e, sobretudo, para o exercício da cidadania plena. Os caminhos para o alcance dessas condições começam a se delinear em nosso país através da implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
De acordo com dados do Ministério da Educação, o Proinfo pretende promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Tal promoção ocorreria através da instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, da formação continuada de professores e de outros agentes educacionais para o uso pedagógico das TICs e da disponibilização de conteúdos e recursos educacionais necessários ao pleno acesso e utilização dessas tecnologias.
Constata-se a existência de laboratórios do Proinfo em parte das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso – BA e, nesse texto, descreveremos as condições gerais que se apresenta o laboratório instalado na Escola na qual trabalho.
Os equipamentos instalados naquele colégio conferem com as descrições do programa apresentadas pelo Ministério da Educação, e possibilitariam a execução das atividades atinentes ao programa na escola.
Entretanto, a infraestrutura elétrica da unidade escolar não comporta o funcionamento dos equipamentos disponibilizados e impede a realização de qualquer atividade no laboratório que se encontra inativo.
Os organismos internos da escola já discutiram o problema e solicitaram providências aos órgãos competentes através da administração escolar, ainda sem lograr êxito, fato que mantém estudantes e professores ansiosos e ao mesmo tempo preocupados.
Outra preocupação é a ausência de suporte para a instalação de internet. Sabe-se que a instalação de computadores sem a previsão da instalação dessa ferramenta inviabiliza as principais atividades que poderiam ser realizadas naquele espaço, considerando as necessidades dos dias atuais. Ainda não está claro como foi possível a instalação do referido kit tecnológico no referido colégio sem, aparentemente, indicar as condições para instalação da internet, condição prévia para a liberação daquele instrumento para as escolas urbanas e rurais, conforme estabelece o Edital de Chamada Pública do Ministério da Educação, nº 01/2006.
Uma alternativa seria ampliar a parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da DIREC 28, visando analisar a viabilidade técnica de se estender ao ProInfo o sistema de internet instalado no colégio para atender o ensino tecnológico.
As TICs são uma realidade a caminho, e representam importante ferramenta ao alcance da sociedade às formas de relacionamento que tornam cada vez mais presentes no dia a dia de todos os povos.
Considerando que os resultados esperados com o uso das Tecnologias de Informática e Comunicações – TICs são bastante elevados, torna-se necessária a realização de esforço conjunto de todos os agentes sociais e políticos visando a adoção de todas as medidas possíveis para garantir, de fato, à escola e aos estudantes o usufruto satisfatório dos benefícios preconizados pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e o alcance de seus objetivos.
Por Djane Cavalcante
As Tecnologias são desafios constantes no nosso cotidiano principalmente para nós que nascemos na era pré explosão tecnológica.
Na verdade a tecnologia não é um bicho de sete cabeças, ela está presente na nossa casa, na rua , no comércio e em tudo que fazemos ; já convivemos com os avanços tecnológicos há muito tempo só não percebemos e temos uma resistência imensa para nos adaptarmos a essa realidade que a cada dia nos traz benefícios e malefícios e que sem ela, não podemos mais viver, pois está presente em tudo que fazemos ou vivemos , o ato de criar, modificar ou transformar o meio e a natureza onde vivemos já é tecnologia e isso fazemos o tempo inteiro.
Essas transformações estão acelerando o desenvolvimento na sociedade e no mundo, tanto sociocultural como intelectual. E isto provoca medo, pois nos deparamos diante da nossa ignorância tecnológica onde percebemos que não somos o dono do saber e sim mediadores; nosso alunado sabe mais dos TICs que nós, e essa é a necessidade para estudarmos mais sobre tecnologia e a introdução digital na escola, pois a tecnologia ultrapassa os muros da escola provocando mudanças na sociedade em geral, gerando crises, desequilíbrio e alterando completamente o modo de viver de todos, pois a cada dia é cobrado capacitação de profissionais e o mercado de trabalho torna-se mais e mais seletivo.
E nós quanto educadores temos que formar cidadãos alfabetizados tecnologicamente para viver e opinar nessa sociedade de “gigantes”, e só somos capazes se estivermos abertos para mudança e aprendizado, pois só assim vamos aprender que sabemos pouco diante da imensidão de informações que existem, e que a tecnologia não parou e não para de avançar, não é apenas o computador e suas peças que são aparatos tecnológicos mas tudo que esta ao nosso redor sofreu e sofre transformação.
RELATÓRIOS
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Nos dias vinte e oito e vinte nove de 2010, no Colégio José Telésphoro, aconteceu a Unidade 1: Tecnologia na sociedade e na escola, do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 18h e encerrou ás 22 h (sexta-feira) e no sábado das 8h às 12h.
Iniciamos com uma mensagem “A casa dos 1000 espelhos” depois de socializar a mensagem demos continuidade a oficina levantando a discussão através do questionamento “Por que devemos usar a Tecnologia na Escola?”. Vários cursistas contribuíram dizendo que a escola não é atrativa, tanto quanto a internet e os diversos aparelhos tecnológicos. Desta forma a escola precisa acompanhar o ritmo da evolução e são os professores que podem apresentar este mundo, refletindo sobre os usos de tais tecnologias formando os educandos não apenas para o campo de trabalho, mas, para a formação da cidadania. Complementando a discussão apresentamos o vídeo: Ladislau Dowbor, que relata a dificuldade dos professores se adequarem e de terem acesso as novas tecnologias. E ainda fala de uma educação fora dos muros da escola e que esta deve ser menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento.
Executamos o vídeo “A revolução Industrial” que traça uma linha do tempo, mostrando a necessidade de ferramentas que expandem a capacidade de ação, comunicação e expressão humanas, provocando mudanças revolucionárias no modo de vida, que geram crises, incertezas, aflições e possibilidades.
Dando continuidade, passamos os vídeos “Criança, a alma do negócio” e “ Viciado em World of warcraft” levantando o debate sobre a importância da família estar atenta e orientar seus filhos sobre o uso das TICs, porque o mal destas traz conseqüências negativas para a vida das pessoas e que podem marcá-las para sempre. E a escola tem papel fundamental para orientar sobre esta utilização, mas a família tem que ser parceira nesta formação.
No segundo momento, abordamos o tema “Computador: que máquina é essa?” e “Linux! Que sistema operacional é este?” onde explanamos sobre as partes do computador e a importância de saber reconhecê-las e utilizá-las e apresentamos o programa Linux. Em seguida, distribuímos aos cursistas o módulo em CD, o qual abriram e puderam visualizá-lo tendo seu primeiro contato com a máquina.
Daí, partimos para a escolha do tema gerador e tema foco dos projetos de aprendizagem, levando em consideração toda a discussão e o material apresentado. Estabelecemos um prazo para a entrega do texto que refletirá sobre a inserção das TICs nas escolas.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e com uma mensagem em Power point intitulada “Olhe” incentivando os professores a olharem a tudo e a todos com humildade, bondade e solidariedade.
No segundo dia do mês de Outubro de 2010, no Infocentro de Campo Formoso, aconteceu a Unidade 4: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 8h e terminou às 12h.
Iniciamos com uma mensagem em Power point “Viagem de Trem” depois de socializar a mensagem revisamos a unidade passada, o qual, tivemos a oportunidade de rever algumas explicações sobre o blog e em um momento específico cada cursista, após as dúvidas tiradas puderam atualizar seus blogs.
Realizamos em seguida, uma atividade oral, através da leitura de imagens e discutimos em seguida a importância do diálogo seja ele oral ou escrito, pois estes nos fazem organizar o pensamento, ou seja, a reflexão.
Utilizando do Data show iniciamos uma conversa sobre a educação digital, a qual é baseada na escrita e mesmo que em algum tempo sejamos todos bastantes hábeis em produções de vídeos, áudios e imagens a escrita não deixará de ser importante, sendo que a educação é baseada na comunicação seja ele oral ou escrita.
Todos os cursistas contribuíram ao enumerar as perdas e os ganhos diante dos novos suportes da leitura e da escrita digital.
Passamos para a parte prática, conhecendo melhor e praticando com o editor Writer do BrOffice-Writer, alguns cursistas já utilizando deste recurso digitaram seu texto (parte do projeto) e postaram em seu respectivo blog.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e com uma mensagem em Power point intitulada “Apaixone-se”.
Campo Formosa, Ba
02 de Outubro de 2010
No dia quinze do mês de Outubro de 2010, no Infocentro de Campo Formoso, aconteceu a Unidade 5: COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE? do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 8h e terminou às 12h.
Iniciamos com um vídeo “Pequenas atitudes; Grandes mudanças” encontrado no: http://www.youtube.com/watch?v=8Sh4UN-rq5Q, o qual nos traz uma mensagem de cooperação depois de socializar a mensagem revisamos as unidades passada, o qual, tivemos a oportunidade de acessar o blog e atualizá-lo.
Em seguida, utilizando do Data show iniciamos uma conversa sobre como e o porquê das tecnologias digitais serem tão importantes para a nossa vida e a nossa profissão. Analizamos o papel das ações cooperativas em redes no aprendizado.
Os cursistas tiveram contato com algumas ferramentas de produção e veiculação de conteúdo digital, como exemplo: a WIKIPÉDIA, observamos que este permite a construção cooperativa e anônima de uma grande enciclopédia em diversas línguas. Aprendemos como esta enciclopédia se estrutura, iniciando nossa reflexão com algumas das polêmicas sobre o seu uso na escola. Alguns depois desta reflexão postaram no Blog: proinfocformoso.blogspot.com as suas opiniões.
Conversamos ainda sobre os repositórios de compartilhamento de conteúdo em diversos formatos, vídeos, slides etc., conteúdos que podem ser referenciados a partir de outras páginas da Internet.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e com um vídeo encontrado no link: http://www.youtube.com/watch?v=dgQDwfp-IOI&feature=related .
Campo Formosa, Ba
15 de Outubro de 2010
No dia dezesseis do mês de Outubro de 2010, no Infocentro de Campo Formoso, aconteceu a Unidade 6: COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO! do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 8h e terminou às 12h.
Iniciamos com um vídeo “Tudo depende de mim” encontrado no: http://www.youtube.com/watch?v=nRZVxAWb8A4&feature=fvw, o qual nos traz uma mensagem de esperança.
Em seguida, utilizando do Data show iniciamos uma conversa sobre as ferramentas de comunicação na rede. Aprendemos sobre como elas se estruturam, em que momento usá-las, em que elas se assemelham umas com as outras e com as formas usuais já conhecidas por nós. Analisamos porque elas estão sendo tão importantes para nossa vida pessoal, profissional, para as escolas e para o mundo em geral.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e com um vídeo encontrado no link: http://www.youtube.com/watch?v=XvK0UM8iii0&feature=related.
Campo Formosa, Ba
16 de Outubro de 2010
Iniciamos com uma mensagem “A-cor-dar”, o qual nos traz uma mensagem de perseverança e um vídeo que traz uma mensagem de motivação e persistência.
Refletimos com o auxilio do Data Show, como os slides promovem o aprendizado naqueles que os assistem e produzem. Vimos que a autoria destas produções é muito mais significativa do que para um mero receptor.
Utilizando na prática desta ferramenta, o qual foi possível tirar algumas dúvidas durante a construção.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança.
Campo Formosa, Ba
22 de Outubro de 2010
No dia vinte e três do mês de Outubro de 2010, no Infocentro de Campo Formoso, aconteceu a Unidade 8: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 8h e terminou às 12h.
Começamos a oficina falando sobre o que é Software Livre?
que segundo a definição criada pela Free Softwere Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições, como por exemplo: O Linux. Analisamos o pacote Broffice o qual nos traz alguns dos programas: Broffice Writer, Broffice Calc e o Broffice impressde, assistimos os vídeos citados abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=luAUz6oVIQc
http://www.youtube.com/watch?v=HrLhWivE17U&feature=related
Em seguida, fizemos a leitura do texto: Importância Pedagógica das Planilhas Eletrônicas, postado no Blog proinfocformoso.blogspot.com, depois da socialização, foram postados alguns comentários abrindo um fórum de discussão.
Na parte prática da utilização do programa Broffice Calc assistimos aos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=nrBZQAdw7CY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vi3OLvERFw4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9UVeVcVVLIc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=MMpu9g9RH2E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=D535fn8oFpw&feature=related
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e uma mensagem com sabor de despedida “A cor da saudade.”
Campo Formosa, Ba
23 de Outubro de 2010
PROJETOS
Colégio- Municipal Dr. Rômulo Galvão
Rua- Bela Vista- Poços – Campo Formoso –BA
O uso das TICs na educação como instrumento de informação e cidadania participativa crítica.
Poços- Campo Formoso- BA
Responsável pela execução do projeto.
Ivanalice Vieira da Cruz Batista
Maria Lúcia de Carvalho
Maria Sara da Silva Nascimento
Maurina Ferreira Ramos Cruz
Professoras facilitadoras:
Lidiana Galvão
Fabiana Paz
O uso das TICs na educação como instrumento de informação cidadania participativa crítica
Poços- Campo Formoso- BA
Justificativa
A Informática vem conquistando cada certa relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...” A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, as telemáticas trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
Devido as TICs estarem cada vez mais presentes no nosso cotidiano e terem papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuarmos no mundo de hoje e a internet apresentar leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa além de gerar novas demandas e as ferramentas digitais ajudarem nos trabalhos de classe, pensando em formar um cidadão, que, embora tenha nascido numa época em que a tecnologia se faz presente em todo o seu contexto existencial, mas que este não a considera como de vital importância, não usando coerentemente as ferramentas expostas pela mesma. Elabora-se este projeto com o intuito de modificar a visão dos alunos do Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão a respeito do uso da informática direcionando sua função para a informação dos mesmos e desta forma fazendo com que as máquinas deixem de ser meros instrumentos de passa - tempo ou de lazer e, se transformem em ferramentas na construção de um ser capaz de investigar, analisar, crítica, criar e transformar.
Objetivo geral: Utilizar-se das TICs de maneira coerente como instrumento de aprendizagem e não perdendo de vista os valores éticos.
Objetivos Específicos;
· Inserir o aluno na sociedade digital
· Despertar o gosto pela leitura
· Desenvolver habilidades de oralidade, audição, expressão corporal, emoção e de digitalização
· Perceber a diferença entre a oralidade e o texto escrito
· Permitir que as aulas se tornem mais prazerosas
· Editar e revisar textos no computador
· Estimular a produção individual
· Familiarizar o aluno com a maquina
· Refletir com a turma sobre o conteúdo de blogs
· Respeitar o direito do outro
Metodologia
1ª Etapa
· Sondagem sobre poesia
· Escolha do autor/ Biografia
· Seleção das poesias para o trabalho
2ª Etapa
· Leitura das poesias
· Interpretação, contexto Social
· Ilustração, das poesias e da capa do livro
· Sinopse
3ª Etapa
· Recital
· Produção Individual
· Em duplas e com auxilia do professor pedir que os alunos
· Clique no ícone iniciar
· Direcione-se até o editor de textos
· Digitem suas produções
4ª Etapa
· Criação de blogs com ajuda do professor
Produto Final
Postagem das produções no blog para ser compartilhado pela internet.
Exposição e saral das poesias pelos alunos.
Avaliação
Para que o produto final tenha um resultado de qualidade, é importante fazer uma análise do conteúdo e dar novas orientações à turma ao fim de cada uma das etapas. Avaliar o material coletado e a seleção de informações, além da readequação delas ao gênero oral escolhido pelos alunos. Ler e refletir com a turma acerca dos roteiros elaborados e observar propostas se encaixam no formato escolhido. Analisar as conclusões dos estudantes sobre adaptados, diferenciado, assim, texto oral e texto escrito.
Referências
FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf
HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm ( Nov/2002)
TV ESCOLA- Ministério da Educação MEC- Esplanada dos Ministérios – Sede Bloco L1- Sobreloja 1180- Brasília Distrito Federal CPE: 70047-900
Revista Nova Escola- Julho-2009
Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo
Curso Introduzindo a Educação Digital na Escola
Campo Formoso - Bahia
CONSTRUINDO
APREZAGEM SIGNIFICATIVA
ATRAVÉS DAS NOVAS TICs:
R e s s i g n i f i c a n d o o s a b e r , f o r t a l e c e n d o a c i d a d a n i a
Por:
José Carlos Ribeiro dos Santos
Ana Lúcia de Araújo
Poli...
Campo Formoso
Setembro/outubro de 2010
Apresentação
O Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva é uma unidade de ensino pública vinculada ao Município de Campo Formoso, criada para oferecer vagas de ensino a estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 moradores do Povoado de Caraíbas e localidades circunvizinhas. Possui capacidade física para atender 360 alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Atualmente atende a cerca de 250 estudantes.
O colégio possui um Laboratório de Informática contendo os equipamentos descritos no kit disponibilizado pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, o qual se encontra desativado por que a infraestrutura elétrica da unidade escolar não comporta o perfeito funcionamento dos equipamentos disponibilizados pelo referido programa e impede a execução das atividades possíveis e o atendimento à clientela vinculada ao colégio, inclusive a comunidade.
O funcionamento do laboratório e o atendimento aos estudantes dependem, essencialmente, da instalação de uma rede elétrica que atenda aos parâmetros de segurança descritos no módulo do programa, da instalação da rede de conexão com a internet e da estruturação do modelo que propiciará o atendimento às atividades a serem desenvolvidas com e pelos estudantes. Assim, a aquisição dos materiais necessários à instalação da rede elétrica através da Prefeitura de Campo Formoso a autorização do Estado, através da DIREC 28 para a extensão da rede de conexão com a internet ao laboratório de informática, além da contratação dos serviços que viabilizem a realização dessas atividades, e a elaboração do modelo de atendimento aos estudantes no laboratório de informática constituem-se no objeto desse projeto.
O alcance desses objetivos será feito mediante a mobilização dos corpos docente e discente da escola, além dos pais e organizações da comunidade, que envidarão todos os esforços necessários para dialogar com o poder público municipal e viabilizar a adequação devida da rede elétrica do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves às necessidades de funcionamento dos equipamentos, buscar autorização da DIREC 28 garantir a viabilização da extensão da rede de internet a partir da base já instalada na unidade escolar e que atende ao Ensino Médio Tecnológico e, finalmente, fazendo-se a partir da direção escolar, a montagem da estrutura de atendimento a aproximadamente 250 alunos que estudam naquela unidade escolar e dê suporte às demais atividades docentes.
É preciso considerar que a construção de aprendizagem significativa através das TICs, a conseqüente ressignificação dos saberes e o fortalecimento da cidadania somente é possível com a oferta de infraestrutura e espaço digno para esse feito.
Justificativa
O acesso aos instrumentos tecnológicos – especialmente ao computador conectado à internet - ainda é um desafio para a maior parte da sociedade brasileira, especialmente aquela que não dispõe das condições necessárias à aquisição de um computador ou para a instalação e manutenção da internet a esse equipamento. É evidente que se reconhece a forte presença desse instrumento, ofertada através de lan house, mas a qualidade daquilo que se pesquisa naqueles espaços é bastante discutível haja vista a ausência de orientação aos iniciantes no uso da internet, principalmente.
Percebe-se um esforço significativo dos governos para socializar o uso desse instrumento, e a instalação das TICs e a oferta de qualificação aos profissionais da educação é parte desse processo. Entretanto, as precárias condições em que em que os equipamentos do Proinfo foram disponibilizados no Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva, não permitem ainda a sua efetiva utilização, impedindo, portanto, que os objetivos previstos na implementação do programa sejam atingidos. Além de a rede elétrica do citado colégio não oferecer a quantidade de energia exigida para o perfeito funcionamento dos equipamentos ali instalados, não existe previsão para instalação da rede de conectividade com a internet, requisitos elementares e primeiros para a efetiva ação e inserção da escola no contexto da utilização do laboratório de informática.
Sem a resolução dos problemas elencados acima, cerca de 360 (trezentos e sessenta) alunos do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva e alunos das escolas municipais José Joaquim de Santana, Antonio Carlos Magalhães e da Creche Sorriso Infantil terão imensa dificuldade de se integrarem ao mundo virtual e, consequentemente, aos elementos hoje indispensáveis ao alcance da cidadania plena. Ressalte-se que a maioria dos moradores do Povoado de Caraíbas é considerada pelos órgãos oficiais como população de abaixa renda, não possuindo, portanto, acesso a computadores e, consequentemente, à internet.
Considerando que apesar das manifestações da escola frente às autoridades competentes ainda não produziram os resultados esperados, a ação planejada e conjunta dos atores envolvidos no processo de educar – escola e comunidade – poderá não só resultar em um processo educativo por garantir conhecimentos acerca dos procedimentos necessários ao alcance da aplicação das políticas públicas, mas por poder resultar na efetiva resolução do problema ora apresentado, situações que justificam a apresentação do presente projeto.
Objetivo geral
Viabilizar a utilização plena das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs pelo Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva a serviço dos seus trabalhadores e dos estudantes.
Objetivos específicos
· Reconhecer o Proinfo com instrumento de inserção da escola e da comunidade informação digital, garantido o pleno acesso de seus membros às mais diferentes informações, interpretando-as, modificando-as e construindo-se outras.
· Viabilizar junto à prefeitura Municipal de Campo Formoso a adequação da rede elétrica do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva à necessidade de consumo dos equipamentos instalados no Proinfo.
· Viabilizar a instalação dos equipamentos que permitam a conectividade com a rede mundial de computadores.
· Organizar a estrutura humana para atendimento das atividades possíveis a serem desenvolvidas no contexto de uso das TICs no Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva.
Procedimentos
Para alcançar os objetivos descritos acima serão realizadas as seguintes atividades:
Etapa 1:
Etapa 2:
Etapa 3:
Etapa 4:
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