A Nova Face da Educação

A Nova Face da Educação
Por muitos caminhos diferentes e de múltiplos modos cheguei eu à minha verdade; não por uma única escada subi até a altura onde meus olhos percorrem o mundo. E nunca gostei de perguntar por caminhos, - isso, ao meu ver, sempre repugna! Preferiria perguntar e submeter à prova os próprios caminhos. Um ensaiar e perguntar foi todo o meu caminhar – e, na verdade, também tem-se de aprender a responder a tal pergunta! Este é o meu gosto, do qual já não me envergonho nem escondo. “Este – é meu caminho, - onde está o vosso?”, assim respondia eu aos que me perguntaram “pelo caminho”. O caminho, na verdade, não existe! Zaratustra

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Importância Pedagógica das Planilhas Eletrônicas

Queremos iniciar este reconhecimento do papel pedagógico das planilhas eletrônicas destacando a importância estratégica do trabalho de tratamento da informação. A coleta, organização, análise e síntese dos dados, bem como sua comunicação utilizando tabelas, gráficos e outras representações permite melhor ler a realidade e isso promove a construção de uma consciência crítica e cidadã (SKOVOSMOSE, 2001). O uso das planilhas pode viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações, o que confere mais seriedade e significação política aos trabalhos escolares. As atividades escolares podem deixar de ser de "mentirinha", problemas inventados que são simplificados para que sejam exequíveis. As atividades escolares podem tornar-se análises de aspectos reais da vida dos alunos, mesmo que estes redundem em muitos dados, uma vez que, agora, com as planilhas, ficou mais simples tratá-los.


Uma turma de alunos que junto com seu professor resolva construir uma planilha do custo financeiro da manutenção de uma escola, analisando vários tipos de relações entre variáveis para pensar em como aperfeiçoar estes custos; ou, uma escola que esteja monitorando dados ano a ano sobre as condições da água de um riacho próximo, e que depois resolva publicar um jornal a respeito para o bairro; ou uma turma de Ensino Médio que decida fazer uma análise do perfil do consumo energético do seu estado, projetando este consumo a partir do crescimento populacional esperado, de modo a investigar se a planta de produção energética é sustentável. Esses são exemplos de projetos e de atividades que se tornam muito mais facilmente exequíveis, a partir do uso dos aplicativos para tratamento da informação.

Notem que os exemplos citados podem envolver o estudo de várias disciplinas. Na matemática, o uso destes aplicativos é de grande auxílio no estudo das funções. A partir da facilidade para estabelecer relações entre suas linhas e colunas, os alunos podem chegar à modelagem de funções que expliquem o comportamento dos dados e das relações entre as variáveis. Desse modo, as planilhas favorecem a realização de atividades de
construção de modelos matemáticos. Elas são também de grande ajuda para a promoção da competência algébrica.

Contudo, há que se pensar um pouco sobre os abusos no uso destas ferramentas. Façamos um paralelo a respeito do seu uso com o das calculadoras na escola. É muito comum ouvirmos até nos dias de hoje que precisamos ter cuidado ao usar a calculadora, senão os alunos não desenvolverão a capacidade de fazer contas. Bem, podemos usar o mesmo argumento em relação às planilhas, podemos dizer que se abusarmos do seu uso os alunos perderão as habilidades de operar algebricamente.

Concordamos com estas afirmações? Voltemos ao caso da calculadora. Nos quatro anos iniciais do ensino fundamental, uma parte significante do trabalho com a disciplina de matemática é destinada ao aprendizado das quatro operações elementares, com destaque para a operação de divisão, bastante complexa para uma criança. Então não fará mesmo nenhum sentido pedir às crianças que façam aqueles exercícios de resolver muitas continhas de divisão com a calculadora, pois assim não irão ganhar proficiência na realização destas contas.

Contudo, após as crianças terem já conseguido esta proficiência, não faz sentido proibi-las de usar uma calculadora para operar com grandes números na resolução de um problema complexo, até porque a possibilidade de usar a calculadora permite abordar problemas mais complexos, uma vez que ficamos livres das dificuldades do cálculo. Podemos mesmo abordar uma nova categoria de problemas, aquela que exige estratégias mais exploratórias e intuitivas.

Outro aspecto importante está no fato de que o não uso da calculadora não é condição suficientes para que desenvolvamos boas estratégias de cálculo mental. O desenvolvimento de boas estratégias de cálculo mental é fortemente dependente da compreensão que se atinge sobre os princípios de organização do nosso sistema numérico decimal e das propriedades das operações. Se não cuidamos destes aspectos, muitas crianças realizam as operações de forma mecânica sem compreender o porquê daqueles procedimentos (vai um, empresta um, etc.) e sem desenvolver estratégias mais sofisticadas de cálculo mental. Na verdade, deveríamos e poderíamos usar a calculadora para promover esta compreensão, há muitos exemplos de atividades deste tipo nos bons livros didáticos.

Então, do mesmo modo, o uso das planilhas de cálculo deve suceder às habilidades de operar e resolver problemas similares com um número menor de dados. Não faz sentido, por exemplo, ensinar as crianças a contruírem gráficos na planilha de cálculo antes de terem feito muitos gráficos a mão, com régua, papel quadriculado e caneta colorida.

Fonte: Módulo do Curso Proinfo Integrado
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
:: Guia do Cursista ::

9 comentários:

  1. As planílias e graficos são textos por si só interessantes e organizados.Em todos os campos não apenas no da matemática e no computador há melhoria da precisão,agilidade e disseminação destes dados.Sem dúvida um avanço para a humanidade.
    Nas salas de aula é importante o ensino do como fazer-manualmente,assim que o aluno tiver esta aquisição partir para o computador.
    Elizandra Tavares

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto, pois vimos que ele nos atenta para que o professor não use as planilhas só por modismo,mas deois que o aluno ja domina o conteúdo a partir do trabalho minuncioso com papel e caneta interagindo em sala de aula.As palnilhas facilitam a resolução de situações problemas e cálculos mais complexos. Outra coisa importante é que podemos explorar as planilhas nas diversas disciplinas, e, não somente em matemática como se pensava antes.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que se ver no texto acima, o uso da planilha eletrônica é considerado uma ferramenta a mais para auxiliar o trabalho do professor, assim também como a vida do aluno. Porém o uso desse recurso deve ser permitido a partir do momento em que o aluno já domina o conteúdo trabalhado pelo professor, o qual será exigido na realização da atividade eletronica do aluno.
    Maria Morais e Marta Regina

    ResponderExcluir
  4. O uso das planilhas como recurso pedagógico é interessante a medida que possibilita trabalhar com dados mais próximos da realidade do educando tornando o processo educativo mais significante.Entretanto é necessário que se tenha o cuidado de assegurar ao aluno a compreensão do processo algébrico e/ou númerico, para que não se corra o risco de tornar o aluno dependente da máquina de calcular e um sujeito impotente diante de situações problemas.

    ResponderExcluir
  5. O comentário acima foi feito por:
    Ernestina, Ivonilde e Neide.

    ResponderExcluir
  6. Usar planilhas como instrumento pedagógico vem então como um meio de facilitar a vida do educador no seu aspecto prático do fazer anotações, organizações e cálculos de quantidades relevantes. Para o aluno, a planilha traz um instrumento inovador no fazer matemático, não desprezando ou desmerecendo seu aspecto cognitivo, mas dando a ele um maior incentivo e maior praticidade.

    Jucieide e Tadeu

    ResponderExcluir
  7. O uso das Planilhas Eletrônicas é bastante importante e interessante no que se diz respeito ao novo avanço tecnológico,a partir desse aplicativo, tanto para os nossos alunos quanto para professores, secretaria e escola em geral, é uma maneira de organização que facilita a vida de todos . Mas, como diz o velho ditado popular, que," tudo de mais é veneno."Temos que saber ensinar a maneira correta e o momento exato para se aplicar tais ferramentas.

    Idnei
    Maristela

    ResponderExcluir
  8. Assim como em tudo na vida devemos ter cautela no que diz respeito ao uso de determinada coisas, com a calculadora e as planilhas eletrônicas ,não é diferente,pois, ambas trabalhadas sem antes nos conscientizar coerentememte do devido uso,atrapalharão o processo de aprendizagem.Faz-se necessário,a utilização de recursos do nosso cotidiano como,lápis e papelpara depois ampliarmos esta atividade com tal recurso tecnológico.

    SARA /MARIA LÙCIA

    ResponderExcluir
  9. Pelo que se ver no texto acima, o uso da planilha eletrônica é considerado uma ferramenta a mais para auxiliar o trabalho do professor, assim também como a vida do aluno. Porém o uso desse recurso deve ser permitido a partir do momento em que o aluno já domina o conteúdo trabalhado pelo professor, o qual será exigido na realização da atividade eletronica do aluno.
    Maria Morais e Marta Regina

    ResponderExcluir