A Nova Face da Educação

A Nova Face da Educação
Por muitos caminhos diferentes e de múltiplos modos cheguei eu à minha verdade; não por uma única escada subi até a altura onde meus olhos percorrem o mundo. E nunca gostei de perguntar por caminhos, - isso, ao meu ver, sempre repugna! Preferiria perguntar e submeter à prova os próprios caminhos. Um ensaiar e perguntar foi todo o meu caminhar – e, na verdade, também tem-se de aprender a responder a tal pergunta! Este é o meu gosto, do qual já não me envergonho nem escondo. “Este – é meu caminho, - onde está o vosso?”, assim respondia eu aos que me perguntaram “pelo caminho”. O caminho, na verdade, não existe! Zaratustra

sábado, 16 de outubro de 2010

Você é um Professor Digital???

A tecnologia evolui rapidamente...
E a escola? Como está evoluindo?
Já não basta perder o medo do computador.
É preciso mais que isso!
O professor digital deve saber usar o computador "para ele mesmo" e por extensão é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos...

HABILIDADES DE UM PROFESSOR DIGITAL:

1 -  Possuir um endereço de e-mail
2- Possuir uma página atualizada na internet
3- Participar ativamente de "grupos de discussão"
4- Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, com colegas de profissão na lista de contatos
5- Assinar algum periódico on-line sobre educação e lê-lo regularmente
6- Preparar as aulas usando os programas de edição de textos, imagens, etc...
7 - Fazer pesquisas na internet regularmente e selecionar os sites mais úteis
8 - Preparar aulas que utilizem a sala de informática não somente para "matar o tempo"
9- Manter o contato com o computador, pelo menos uma hora por dia
10- Manter-se atento para novas possibilidades de uso das tecnologias
Note que na lista acima não foi incluída em nenhum item a necessidade de possuir um computador, porque de fato não é preciso possuir algum para ser um professor digital, ou mesmo para incluir-se digitalmente.

As habilidades envolvem:
- O fazer
-O agir
A inclusão efetiva do professor no mundo digital

Faça o teste!
Some pontos para cada item da lista que se aplicar a você. Caso você some mais que cinco pontos, já pode se considerar como parte da vanguarda dos PROFESSORES DIGITAIS!!

Fonte: http://educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_informatica_principal&id_inf_escola=728

3 comentários:

  1. Até antes de ler esse texto, sobre professores digitais, eu achava que não entraria nessa vanguarda. Só agora a partir desse momento, posso dizer que sou sim uma professora digital. Porque além de estar me aperfeiçoando neste novo cenário da nossa vida, estou buscando através do curso Proinfo valorizar a minha profissão, enriquecendo cada vez mais o meu currículo.
    Idnei

    ResponderExcluir
  2. È cheguei a conclusão que sou um professor digital. Pelo menos faço o possível, minhas colegas de trabalho sempre brincam comigo e se querem algo ligado a informática dizem: perguntem a Sara.Eu achava que era gozando com a minha cara , mas agora vejo que eu realmente gosto de procurar algo importante na web, não tenho computador e descobri que isto não é impecílio, minha amiga maria Lúcia é quem me acolhe na hora das pesquisa,inclusive depois do Proinfo a mesma já vê a questão das TICs como algo de relevante importância no que se refere a recursos educacionais.
    SARA e MARIA LÚCIA

    ResponderExcluir
  3. Logo eu sou uma professora digital!!!!!!!!!!!!
    Quero agradecer a professora Diana, bem como o curso proinfo pelos conhecimentos, pois com certeza não tem preço.
    Na Biblia sagrada há um texto que diz "a ninguem devais coisa alguma a não ser o amor com que vos ameis ums aos outros".
    Abraço, obrigada.
    Elizandra Tavares

    ResponderExcluir