O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado e enlatado muito comum nos EUA e Inglaterra, este tipo de comida era considerado de baixa qualidade), hoje é uma mensagem eletrônico não-solicitada enviada em massa.
Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.
Esse lixo é produzido porque muitas pessoas utilizam da maior vantagem do e-mail, o de mandar uma mesma mensagem para muitas pessoas. Há até um comércio na Internet de grandes listas de e-mails válidos, que algumas pessoas conseguem juntar. “Este tipo de mensagem causa muitos prejuízos e algumas fontes chegam a mencionar cifras bilionárias ao contabilizar os gastos com esta praga eletrônica.” (CAMARGO, 2008).
Para se proteger destes golpes, veja alguns cuidados adaptados daqueles indicados por Camargo (2008):
- Nunca responda spams, se você fizer isso estará apenas confirmando a existência do seu e-mail, desta forma será alvo certo de lixo eletrônico.
- Tome cuidado principalmente com mensagens enviadas por:
- bancos: “Estamos procedendo um novo cadastramento, clique aqui e acesse a página para entrada de dados”;
- serviços de proteção ao crédito: “Seu crédito está bloqueado, clique aqui para conhecer o processo...”;
- um(a) amigo(a) ou apaixonado(a) desconhecido(a): “Fulano(a) enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”; “Não me esqueci de você, clique aqui para ver a nossa foto”.
- Nunca clique aqui!, desconfie sempre. Ao clicar você estará possibilitando que algum vírus se instale, ou que seus dados sejam fisgados. Lembre-se, agências governamentais, ou empresas que lidam com grandes parcelas da população, têm como regra não usar o e-mail, justamente para proteger os cidadãos deste tipo de trapaça.
- Preserve seu e-mail. Só o forneça para pessoas confiáveis.
- Use “Cópia Oculta” ao enviar e-mails a muitos contatos. Esta é uma maneira de evitar que seu e-mail circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou, principalmente naqueles e-mails do tipo corrente.
- Utilize os filtros antispam do seu provedor. No Gmail, há uma opção de configuração chamada filtro, que pode ser usada para excluir imediatamente mensagens que contenham determinadas palavras, ou que tenham sido enviadas por determinado endereço. Vale a pena aprender a usar.
- Não dê continuidade aos e-mails do tipo corrente (aqueles que você deve mandar imediatamente para dez outros amigos), porque esses são boas fontes de captação de listas de endereços pelos spammers (os que gostam de enviar spams).
O que dizer quanto aos Spam ,o que apendemos no curso do Proinfo ,mito cuidado,pois os vírus não vão chegar forma feia,certamente serão de maneira tal que se não tivermos bastante informação corre o risco de pegarmos algo considerado lixo.
ResponderExcluirSARA e LÙCIA
A internet é um achado tão grandioso; é uma pena os spans,os virus,os porta-virus, etc.Mas como a internet foi inventada por seres humanos e estes são dotados de características boas e ruins. Agora é nos protejer destes e de outros males que os seres humanos inventam.
ResponderExcluir