A Nova Face da Educação

A Nova Face da Educação
Por muitos caminhos diferentes e de múltiplos modos cheguei eu à minha verdade; não por uma única escada subi até a altura onde meus olhos percorrem o mundo. E nunca gostei de perguntar por caminhos, - isso, ao meu ver, sempre repugna! Preferiria perguntar e submeter à prova os próprios caminhos. Um ensaiar e perguntar foi todo o meu caminhar – e, na verdade, também tem-se de aprender a responder a tal pergunta! Este é o meu gosto, do qual já não me envergonho nem escondo. “Este – é meu caminho, - onde está o vosso?”, assim respondia eu aos que me perguntaram “pelo caminho”. O caminho, na verdade, não existe! Zaratustra

sábado, 16 de outubro de 2010

Blogs na educação: uso dos blogs na perspectiva construtivista


                                                                                                                              Por:Tiscar Lara

A autora do artigo conclui que os blogs têm grande potencial como ferramenta e que ajudam a implantar a metodologia construtivista. Nessa nova dinâmica, o blog pode desempenhar o papel de canal de comunicação entre o professor e o aluno. Dessa forma, os edublogs (blogs de conteúdo educativo) promovem a interação social, permitem ao aluno verificar sua própria aprendizagem e são de fácil assimilação.

No desenvolvimento da sociedade da informação, a escola deve desempenhar um papel fundamental, como o de alfabetizar os futuros cidadãos dessa sociedade. Assim, eles poderão lidar autonomamente com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e acessar a informação por conta própria. Vale ressaltar que a sociedade da informação é marcada pelo excesso de informação, e é preciso saber discernir e selecionar. Além disso, a competitividade profissional exigirá o conhecimento dessas ferramentas.

Aprender desde cedo a manejar com desenvoltura as novas tecnologias é a melhor aposta de futuro para uma sociedade. Saber utilizar os blogs responde a esta nova necessidade social, já que ajuda a administrar o excesso de informações e a ele dar sentido, além de responder às necessidades de formação contínua e a distancia.

No entanto, sua mera utilização nada garante. Tudo dependerá do enfoque, dos objetivo e da metodologia integrados ao dia-a-dia dos alunos. Este ponto é importante porque se corre o risco de lidar com as TICs regidas por critérios antigos.

Como utilizar um weblog na perspectiva construtivista?
  • O edublog é um meio próprio e particular do aluno, a ser utilizado não apenas nas aulas, mas ao longo de sua vida acadêmica.
  • O professor acompanha o aluno nesse novo espaço de liberdade.
  • Os edublogs permitem elaborar o pensamento seqüencialmente com um alto grau de controle sobre seu conteúdo, por ser facilmente modificável.
  • Sua interatividade torna-o um ponto de encontro para a comunicação, a socialização e a construção do conhecimento.
  • A identidade da pessoa que cria o blog reflete-se no título escolhido, na informação oferecida, no desenho utilizado, nos temas tratados, nos links indicados etc. Dessa forma, a identidade individual é criada pela natureza e pela qualidade da interação com o discurso e não por julgamentos do professor ou de outros alunos.
  • Facilitam o desenvolvimento de trabalhos colaborativos por meio da distribuição de funções dentro do grupo. Os alunos se sentem mais reconhecidos no projeto e com mais autonomia.
  • O professor deixa de ser o único destinatário dos trabalhos e o aluno passa a ser mais um entre os que publicam na Rede, podendo ser lido por qualquer pessoa.
  • No caso da educação a distância o blog atenua o sentimento de isolamento dos sistemas de e-learning.
A professora Tíscar Lara faz considerações que precisam ser levadas em conta antes de os alunos iniciarem a criação e o desenvolvimento de seu próprio blog.
  • Conversar com o aluno sobre as responsabilidades inerentes à publicação na Internet.
  • Ser leitor de blogs e, assim, aprender indiretamente novas técnicas para melhorar o já existente.
  • Os blogs fazem parte do ecossistema completo que é a Internet, isto é, não são as únicas ferramentas existentes para favorecer o modelo construtivista.
fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=649

5 comentários:

  1. O uso de slides sem sombra de dúvidas traz consigo um fazer educativo mais dinâmico e de certa forma lúdico. Trata-se de levar para o aluno algo mais chamativo e interessante. É interessante sim que a aula traga como ferramenta o slide. O que não deve acontecer é que o professor esqueça seu papel de educador fazendo do uso dos slides uma forma de acomodar-se e causar impressionismo aos alunos.É claro que esse uso deve trazer consigo um planejar antecipado e um objetivo traçado.

    Jucieide e Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Após ler o texto sobre Blogs, pude perceber a importância dos mesmos como meio de comunicação e interação.É uma nova ferramenta na educação que promove e facilita ao alunado e professorado a uma melhor aprendizagem, que motiva e faz com que eles assimilem melhor e sintam-se reconhecidos nas suas produções.
    Vivemos num mundo em que mudanças acontecem frequentemente.Novas ferramentas surgem a cada momento e precisamos nos engajar para acompanharmos a essa mudança. Cabe a nós educadores, mostrar os pontos positivos e negativos com o uso dessas novas ferramentas.
    Idnei

    ResponderExcluir
  3. A utitlização dos blogs pela escola é uma ferramneta de inclusão digital de forma democrática, estes permite ao aluno torna-se auto-coloborador com com a construção do conhecimento desenvolvendo o senso de responsabilidade e criticidade para utilizar a rede, bem como a criatividade.
    Para tanto como toda ação pedagógica requer um planejamneto bem elaborado tendo a informação e reflexão como elementos determinates.

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando a autora do artigo diz:Aprender desde cedo a manejar com desenvoltura as novas tecnologias é a melhor aposta de futuro para uma sociedade. Saber utilizar os blogs responde a esta nova necessidade social, já que ajuda a administrar o excesso de informações e a ele dar sentido, além de responder às necessidades de formação contínua e a distancia.

    No entanto, sua mera utilização nada garante. Tudo dependerá do enfoque, dos objetivo e da metodologia integrados ao dia-a-dia dos alunos. Este ponto é importante porque se corre o risco de lidar com as TICs regidas por critérios antigos.Então volto a resaltar que o professor deve ser um contínuo planejador de seu trabalho para o bom rendimento da aprendizagem do alunado.
    Sara e Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Os blogs daqui em diante farão parte de minha vida.
    Na escola Romulo Galvão em Pindobaçu alguns professores já fazem uso de blogs para postar assuntos atividades e até reclamação para os pais.
    O de minha disciplina ja está em construção para o ano devemos estar a todo o vapor.
    Se não descuidarmos do conteúdo,nem na forma de transmissão, os blogs só farão bem.

    ResponderExcluir