E-mail pode designar três coisas distintas:
E essa popularidade tem explicação: o e-mail é uma forma rápida e barata de manter comunicação com outras pessoas, mesmo que elas estejam muito longe ou não estejam disponíveis nos mesmos horários.
Assim, é importante compreender como ele funciona e quais os benefícios de seu uso para poder tirar o máximo de proveito dessa ferramenta praticamente indispensável nos dias de hoje.
Para enviar a mensagem, você não precisa colocá-la dentro de um envelope, endereçá-lo, selá-lo e levá-lo até a caixa de correio. Basta digitar o endereço de email do destinatário, apertar o botão "Enviar" e sua mensagem já segue viagem.
As cartas convencionais são entregues pelos carteiros em sua caixa de correio, e ficam lá até que você as pegue. Já as mensagens eletrônicas chegam e são armazenadas em seu provedor de e-mails até que você abra seu programa de e-mails ou webmail para acessá-las.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
Conveniência: o e-mail pode ser enviado de qualquer computador ou notebook conectado à internet ou mesmo de um telefone celular em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter que se preocupar com envelopes, selos ou agências de correios.
Velocidade: mensagens enviadas por e-mail normalmente chegam ao destinatário em poucos minutos, às vezes em apenas alguns segundos, em qualquer lugar do mundo que o destinatário esteja.
Anexos: é possível anexar textos, planilhas, músicas, vídeos, programas, jogos e outros arquivos.
Acessibilidade: e-mails podem ser facilmente arquivados e classificados por programas de e-mail ou webmails, tornando fácil a busca por uma mensagem em particular.
Preço: exceto pela taxa paga pelo acesso à internet, o envio de e-mails é gratuito para qualquer parte do mundo, como ou sem anexos, tanto para um ou para vários destinatários.
Entretanto, quando não há necessidade de envio de objetos, quando o objetivo é simplesmente passar uma mensagem ou quando os documentos enviados podem ser impressos pelo destinatário, as mensagens eletrônicas ganham em rapidez e eficácia com larga vantagem.
São elas:
- Nome do usuário: é um apelido escolhido pelo dono do e-mail para se identificar, sem espaços, cedilhas ou acentos.
- @: o arroba simboliza a palavra "at" que, em inglês, significa "em"
- Nome do servidor de e-mail: é o nome do servidor que disponibiliza o serviço de e-mail ao usuário (uol.com.br, terra.com.br, ig.com.br, hotmail.com, yahoo.com.br entre outros)
Assim, um endereço de e-mail padrão seria usuario@provedor.com.br, o que, traduzido para o português simples, significa "usuário que está em provedor.com.br"
Os provedores de acesso à internet, pagos ou não, como uol.com.br, terra.com.br, globo.com, ig.com.br, click21.com.br entre outros, também fornecem endereços de e-mail para seus usuários.
Para o envio e leitura de mensagens, os provedores costumam criar páginas na internet para que seus usuários possam ler e enviar mensagens a partir de qualquer computador conectado à internet. São os chamados webmails.
Ao clicar nesse botão, uma tela para criação da mensagem é exibida, que nada mais é do que um formulário com campos para você colocar os destinatários, definir o assunto, digitar o texto da mensagem e, eventualmente, anexar um arquivo.
Veja o que colocar nos campos de destinatários:
Para: é onde você deverá colocar o endereço de e-mail do destinatário principal. Se quiser, você poderá colocar mais destinatários separando-os por vírgula.
CC: significa Com Cópia. Aqui você poderá, se quiser, colocar mais destinatários que também devem receber uma cópia da mensagem.
CCO: significa Com Cópia Oculta. Se você quer mandar uma cópia da mensagem para alguém, mas não quer que os outros destinatários fiquem sabendo, você poderá usar este campo para incluir o endereço de e-mail dessa pessoa.
Assunto: Sintetize em poucas palavras o assunto de sua mensagem, de forma que o destinatário consiga saber o assunto da mensagem antes de abri-la.
Texto da mensagem: Este é o espaço para você digitar a sua mensagem, como se estivesse usando um editor de textos comum, podendo mudar o tipo de letra, colocar itálicos, sublinhados, negritos etc.
Anexar arquivos: Clicando nesse botão, é exibida uma janela mostrando os arquivos que estão em seu computador para que você escolha qual deles será anexado à mensagem.
A partir desse momento sua mensagem segue viagem pelas redes eletrônicas da internet, passando por provedores de acesso e servidores de e-mail até chegar ao seu destinatário (ou destinatários).
Tudo isso normalmente demora apenas poucos segundos.
Na Caixa de Entrada são listados os assuntos das mensagens, seus remetentes e a data de envio.
Para acessar o texto da mensagem e seus anexos basta clicar. Com a mensagem aberta, você poderá encaminhá-la a outras pessoas, responder a mensagem ao remetente ou responder a todos os destinatários.
Responder: ao clicar em "Responder", é aberta uma tela de criação de e-mail. A diferença é que ela já vem preenchida com o destinatário (que é o remetente da mensagem original), como o assunto, que é o mesmo da mensagem original precedido de "Re:" e, muitas vezes, acompanha uma cópia da mensagem original no espaço reservado ao texto da mensagem. Os anexos não acompanham a resposta.
Responder a todos: este botão funciona como o "Responder". A única diferença é que o campo "Com Cópia" também vem preenchido, usando todos os outros destinatários da mensagem original.
Ao clicar em "Encaminhar", também é aberta uma tela de criação de e-mail, mas dessa vez a nova mensagem vem com o destinatário em branco, para que você indique o endereço do novo destinatário.
O assunto também já vem preenchido, e é o mesmo da mensagem original precedido de "En:" ou "Fw:" se a linguagem do programa for o inglês.
A mensagem original é copiada no espaço reservado ao texto da mensagem. Os arquivos anexados na mensagem original permanecem como anexos na nova mensagem.
Abra a página do seu webmail ou programa cliente de e-mails favorito e mande, pelo menos, um e-mail para você mesmo, só para testar.
Se ainda não tem um e-mail, crie agora mesmo uma conta em um dos serviços de e-mail espalhados pela web. Muitos deles são gratuitos, e durante o curso foram dadas algumas sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário