A Nova Face da Educação

A Nova Face da Educação
Por muitos caminhos diferentes e de múltiplos modos cheguei eu à minha verdade; não por uma única escada subi até a altura onde meus olhos percorrem o mundo. E nunca gostei de perguntar por caminhos, - isso, ao meu ver, sempre repugna! Preferiria perguntar e submeter à prova os próprios caminhos. Um ensaiar e perguntar foi todo o meu caminhar – e, na verdade, também tem-se de aprender a responder a tal pergunta! Este é o meu gosto, do qual já não me envergonho nem escondo. “Este – é meu caminho, - onde está o vosso?”, assim respondia eu aos que me perguntaram “pelo caminho”. O caminho, na verdade, não existe! Zaratustra

sábado, 18 de junho de 2011

O que é um e-mail?

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A palavra "E-mail" (pronuncia-se "imêil" e escreve-se com hífen) é a abreviatura da expressão inglesa "electronic mail", que significa correio eletrônico.

E-mail pode designar três coisas distintas:
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->a própria mensagem (mandar um e-mail),
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->o serviço de entrega de mensagens (mandar por e-mail)
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->o endereço eletrônico do destinatário (mandar para o meu e-mail)
Os e-mails são transmitidos através da internet, que é uma rede composta por milhões de computadores em todo o mundo.
Pela facilidade de uso e eficácia, tornou-se um dos serviços mais populares da internet.

E essa popularidade tem explicação: o e-mail é uma forma rápida e barata de manter comunicação com outras pessoas, mesmo que elas estejam muito longe ou não estejam disponíveis nos mesmos horários.
Saber usar bem o serviço de e-mail pode ajudar, entre outras coisas, a conseguir um bom emprego (muitas empresas preferem que os currículos sejam enviados por e-mail), ter acesso a informações mais rapidamente (manter-se bem informado é essencial), gerenciar, manter e ampliar sua rede de contatos (ter contato com muitas pessoas é uma ótima estratégia), sendo um poderoso diferencial em relação a quem não usa essa ferramenta. Para se ter uma idéia do poder do e-mail, basta observar que hoje em dia, quando querem manter contato no futuro, muitas pessoas trocam apenas seus e-mails ao invés de trocarem seus números telefônicos.

Assim, é importante compreender como ele funciona e quais os benefícios de seu uso para poder tirar o máximo de proveito dessa ferramenta praticamente indispensável nos dias de hoje.
Para entender o que é e-mail, como ele funciona e em quais situações ele é melhor do que o sistema de correios, vamos fazer uma pequena comparação...
No e-mail, ao invés de usar caneta e papel para escrever uma carta, você apenas abre um programa no seu computador, chamado cliente de e-mail (ou acessa a página do provedor de e-mails, chamada webmail) e digita uma mensagem no teclado do seu computador.

Para enviar a mensagem, você não precisa colocá-la dentro de um envelope, endereçá-lo, selá-lo e levá-lo até a caixa de correio. Basta digitar o endereço de email do destinatário, apertar o botão "Enviar" e sua mensagem já segue viagem.
As cartas convencionais são transportadas pelos Correios, enquanto os e-mails são transmitidos através da internet até os Servidores de E-mail, que são programas que funcionam nos computadores dos provedores de acesso à internet, que ficam conectados 24 horas por dia e que são responsáveis pelo envio da mensagem até o destinatário final.

As cartas convencionais são entregues pelos carteiros em sua caixa de correio, e ficam lá até que você as pegue. Já as mensagens eletrônicas chegam e são armazenadas em seu provedor de e-mails até que você abra seu programa de e-mails ou webmail para acessá-las.
Apesar da aparente semelhança entre as duas formas de enviar mensagens, o e-mail possui muitas vantagens em relação às correspondências convencionais.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
São elas:

Conveniência: o e-mail pode ser enviado de qualquer computador ou notebook conectado à internet ou mesmo de um telefone celular em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter que se preocupar com envelopes, selos ou agências de correios.

Velocidade: mensagens enviadas por e-mail normalmente chegam ao destinatário em poucos minutos, às vezes em apenas alguns segundos, em qualquer lugar do mundo que o destinatário esteja.
E ainda:

Anexos: é possível anexar textos, planilhas, músicas, vídeos, programas, jogos e outros arquivos.

Acessibilidade: e-mails podem ser facilmente arquivados e classificados por programas de e-mail ou webmails, tornando fácil a busca por uma mensagem em particular.

Preço: exceto pela taxa paga pelo acesso à internet, o envio de e-mails é gratuito para qualquer parte do mundo, como ou sem anexos, tanto para um ou para vários destinatários.
A principal vantagem do correio tradicional em relação ao e-mail é a possibilidade de enviar objetos ou documentos físicos. Além disso, pela própria forma de envio, que exige um maior esforço por parte do remetente, as cartas tradicionais costumam ser consideradas por muitos mais importantes e gerar mais impacto em determinadas situações do que as eletrônicas.

Entretanto, quando não há necessidade de envio de objetos, quando o objetivo é simplesmente passar uma mensagem ou quando os documentos enviados podem ser impressos pelo destinatário, as mensagens eletrônicas ganham em rapidez e eficácia com larga vantagem.
Para enviar e receber mensagens eletrônicas, é preciso possuir um endereço de e-mail. Cada endereço de e-mail, comumente chamado simplesmente de e-mail, é único em toda a rede da internet, e é composto de 3 partes essenciais.

São elas:
- Nome do usuário: é um apelido escolhido pelo dono do e-mail para se identificar, sem espaços, cedilhas ou acentos.
- @: o arroba simboliza a palavra "at" que, em inglês, significa "em"
- Nome do servidor de e-mail: é o nome do servidor que disponibiliza o serviço de e-mail ao usuário (uol.com.br, terra.com.br, ig.com.br, hotmail.com, yahoo.com.br entre outros)

Assim, um endereço de e-mail padrão seria usuario@provedor.com.br, o que, traduzido para o português simples, significa "usuário que está em provedor.com.br"
Para conseguir um endereço de e-mail é preciso se cadastrar em um serviço de e-mails. Há vários gratuitos, como hotmail.com, yahoo.com.br, gmail.com, bol.com.br entre outros.

Os provedores de acesso à internet, pagos ou não, como uol.com.br, terra.com.br, globo.com, ig.com.br, click21.com.br entre outros, também fornecem endereços de e-mail para seus usuários.

Para o envio e leitura de mensagens, os provedores costumam criar páginas na internet para que seus usuários possam ler e enviar mensagens a partir de qualquer computador conectado à internet. São os chamados webmails.
Tanto em serviços gratuitos como pagos, usando os webmails ou os programas clientes de e-mail, a forma de utilização é basicamente a mesma. Sempre há um botão específico para criar uma nova mensagem, normalmente intitulado "Nova Mensagem", "Criar e-mail", "Escrever" ou algo parecido.

Ao clicar nesse botão, uma tela para criação da mensagem é exibida, que nada mais é do que um formulário com campos para você colocar os destinatários, definir o assunto, digitar o texto da mensagem e, eventualmente, anexar um arquivo.

Veja o que colocar nos campos de destinatários:

Para: é onde você deverá colocar o endereço de e-mail do destinatário principal. Se quiser, você poderá colocar mais destinatários separando-os por vírgula.

CC: significa Com Cópia. Aqui você poderá, se quiser, colocar mais destinatários que também devem receber uma cópia da mensagem.

CCO: significa Com Cópia Oculta. Se você quer mandar uma cópia da mensagem para alguém, mas não quer que os outros destinatários fiquem sabendo, você poderá usar este campo para incluir o endereço de e-mail dessa pessoa.
Preenchidos os destinatários, é hora de se preocupar com a mensagem a ser enviada:

Assunto: Sintetize em poucas palavras o assunto de sua mensagem, de forma que o destinatário consiga saber o assunto da mensagem antes de abri-la.

Texto da mensagem: Este é o espaço para você digitar a sua mensagem, como se estivesse usando um editor de textos comum, podendo mudar o tipo de letra, colocar itálicos, sublinhados, negritos etc.

Anexar arquivos: Clicando nesse botão, é exibida uma janela mostrando os arquivos que estão em seu computador para que você escolha qual deles será anexado à mensagem.
Depois de indicar o destinatário, assunto e escrever o texto da mensagem, basta clicar no botão "Enviar".

A partir desse momento sua mensagem segue viagem pelas redes eletrônicas da internet, passando por provedores de acesso e servidores de e-mail até chegar ao seu destinatário (ou destinatários).

Tudo isso normalmente demora apenas poucos segundos.
Os e-mails recebidos ficam armazenados em uma pasta, normalmente chamada de Caixa de Entrada, em alusão às caixas de correio tradicionais.

Na Caixa de Entrada são listados os assuntos das mensagens, seus remetentes e a data de envio.

Para acessar o texto da mensagem e seus anexos basta clicar. Com a mensagem aberta, você poderá encaminhá-la a outras pessoas, responder a mensagem ao remetente ou responder a todos os destinatários.
Respondendo mensagens:

Responder: ao clicar em "Responder", é aberta uma tela de criação de e-mail. A diferença é que ela já vem preenchida com o destinatário (que é o remetente da mensagem original), como o assunto, que é o mesmo da mensagem original precedido de "Re:" e, muitas vezes, acompanha uma cópia da mensagem original no espaço reservado ao texto da mensagem. Os anexos não acompanham a resposta.

Responder a todos: este botão funciona como o "Responder". A única diferença é que o campo "Com Cópia" também vem preenchido, usando todos os outros destinatários da mensagem original.
Encaminhando mensagens:

Ao clicar em "Encaminhar", também é aberta uma tela de criação de e-mail, mas dessa vez a nova mensagem vem com o destinatário em branco, para que você indique o endereço do novo destinatário.

O assunto também já vem preenchido, e é o mesmo da mensagem original precedido de "En:" ou "Fw:" se a linguagem do programa for o inglês.

A mensagem original é copiada no espaço reservado ao texto da mensagem. Os arquivos anexados na mensagem original permanecem como anexos na nova mensagem.
Se você não sabia o que era e nem como enviar e receber mensagens eletrônicas, agora não tem mais desculpas.

Abra a página do seu webmail ou programa cliente de e-mails favorito e mande, pelo menos, um e-mail para você mesmo, só para testar.

Se ainda não tem um e-mail, crie agora mesmo uma conta em um dos serviços de e-mail espalhados pela web. Muitos deles são gratuitos, e durante o curso foram dadas algumas sugestões.
Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=556&id_titulo=7079&pagina=22

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